fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

segunda-feira, março 19, 2007

Breve sobre a visita cultural a Lisboa e Setúbal de 17 de Março de 2007

A Casa Comum das Tertúlias organizou em conjunto com a Sociedade de Amigos do Museus de Francisco Tavares Proença Júnior, contando com o apoio do Museu do Trabalho "Michel Giacometti" de Setúbal, a uma visita cultural a Lisboa e a Setúbal, com partida de Castelo Branco, no passado dia 17 de Março de 2007.
Visita cultural a Lisboa e a Setúbal, com partida de Castelo Branco. A 17 deMarço de 2007.
Estiveram envolvidos 52 pessoas, 46 delas estiveram na visita a Setúbal. A maioria partiu de Castelo Branco, em autocarro, juntando-se-lhes alguns elementos em Lisboa e outros já em Setúbal. Alguns participantes só visitartam a exposição em Lisboa e outros apenas fizeram a visita a setúbal. A grande maioria fez a visita completa.
Em Setúbal tivemos um excelente visita guiada pelo Dr. José Luís Catalão, animador sócio-cultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal.
Programa (e alterações feitas ao mesmo):
Saída de Castelo Branco.
10h 30m – Visita à Exposição "Cartier 1899-1949. O percurso de um estilo"Museu Calouste Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Rumo a Setúbal pela Ponte Vasco da Gama.
13h (atraso de 45m)– Almoço no Restaurante “Solnave”, no Jumbo de Setúbal (6,80€).
A partir das 15h, visita aos seguintes espaços em Setúbal:
o percurso fez-se a pé, com a excepção para o último ponto da visita.
Igreja do Convento de Jesus de Setúbal (aqui se juntou uma participante setubalense que tendo sabido da nossa visita se juntou a nós, a Prof. Gualadupe).
Galeria de Pintura Quinhentista.
Casa de Bocage (devido ao atraso no programa já estava fechado e não se conseguiu visitar).
Visita à Sé de Setúbal (que não estava prevista compensando o imprevisto anterior).
Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco (já estava fechado mas o nosso guia conseguiu a reabertura).
Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal.
Terminamos com uma visita ao Castelo/Forte de S. Filipe (falhou-se o pôr do Sol, apesar disso, a vista, mesmo à noite, compensou).
E regresso a Castelo Branco.
Nenhuma das visitas foi paga.
Iremos colocar nos nossos blogs o texto orientador para o acompanahamento da exposição de jóias escrito pela Dra. Benedicta Duque Vieira, Presidente da SAMFTPJ.
Fotografias:As fotografias serão divulgadas nos próximos dias via correio electrónico e nos nossos “blogs”.
Agradecimentos:
Especial agradecimento ao Dr. José Luís Catalão, animador sócio-cultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal, à sua Directora, Dra. Isabel Victor, à Dra. Benedicta Duque Vieira, Presidente da SAMFTPJ.Nada a apontar ao serviço do Restaurante "Solnave" de Sertúbal, impecável.
A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco,pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por umaDemocracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelodesenvolvimento do nosso Interior. Fazem parte do nosso roteiro tertuliano: Castelo Branco, Cidade Rodrigo, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Salamanca, Seia, Setúbal…

Saudações culturais, Luís Norberto Lourenço
(Organizador e fundador da Casa Comum das Tertúlias)
Organização:
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
Ainda…
Sobre a Exposição "Cartier 1899-1949. O percurso de um estilo"
Sítio: http://www.museu.gulbenkian.pt/exposicoes/cartier/cartier_pt.pdf
Blog da Dra. Isabel Victor (e sobre o Museu do Trabalho):
Blog: http://isabelvictor150.blogspot.com/
Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal:
E-mail: museutrabalho@iol.pt
Sociedade de Amigos do Museus de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ):