fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, abril 12, 2005

Clube de Castelo Branco: 101 anos

O Clube de Castelo Branco (CCB) fez 101 anos no passado dia 10 de Abril de2005, no entanto, o seu almoço de aniversário irá decorrer, na sede deste, nopróximo dia 17.
O CCB, o Centro Artístico Albicastrense e a Assembleia (de Castelo Branco), esta última em fase de renascimento, são as associações mais antigas desta cidade da Beira Baixa e estão entre as mais antigas do país.
Em 1957 nasceu no seu seio o Orfeão de Castelo Branco que se autonomiza em 1973.
A actual sede, no Largo de S. João, em Castelo Branco , é a terceira.
Os almoço de aniversário do Clube, as festas de Carnaval, são sempre pontosaltos na vida do CCB.
No seu 100.º aniversário o CCB vê ser-lhe atribuido o Estatuto de Utilidade Pública, ano em que o CCB publica um livro comemorativo dos seus 100 anos, ondese conta a sua história, livro organizado pelo Dr. Manuel M. Lopes Marcelo, Presidente da Direcção do CCB até Fevereiro de 2005. Nesse ano fez-se uma medalha comemorativa do Centenário.
Desde meados dos anos 90 do século XX ensaiam no CCB várias bandas de rock, queaí realizam muitos dos seus concertos. As mesmas já lançaram alguns CD's.
A Casa Comum das Tertúlias (então, "Tertúlia", fundada a 5 de Outubro de 2001), realizou na sede do Clube as suas três primeiras actividades, aí acontecendo uma 4.ª a 24 de Abril de 2005, no âmbito das Comemorações do 31.º Aniversário do 25 de Abril. Actualmente com sede em Penamacor, a CCT continua activa em Castelo Branco e o CCB é uma casa onde a CCT se sente bem.
Saudações culturais,
Luís Norberto Lourenço
(Sócio n.o 161 do CCB)
Algumas referências ao CCB:
P.S.
Tlm. 966417233

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home