Natal económico
EStamos mais uma vez no Natal ... e que Natal ! Uns diem que estamos melhor da economia , outros dizem que não ! Afinal em que ficamos? Todos os dias sentimos na pele cortes e mais cortes . Não compreendemos o que passamos , mas os anos e anos de esmolas da CEE , despesas,gastos em empreendimentos agrícolas só podia dar nisto.
Portugal pensara encontrar o EL Dourado doze anos depois da descolonização . Alguns dizem que Portugal fez a descolonização que podia . Afinal o Pai Natal não entregou notas nem uma excelente economia no ano que passou . O dia 1 de Janeiro é um dia de mudanças , sempre e para pior ... todos os anos acordamos com um aumento de preços nos transportes , na luz e´a seguir vêm todas as coisas possíveis e imaginárias . Daí que este ano seja estranho haver gastos com presentes e comidas , tudo pela família . Ainda por cima nos entregam um talão de troca . Será possível mudarmos de primeiro ministro e outras figuras ? Imaginemos o que seria a Jerusalém do século I ? Olhemos para a imagem acima ... o que restaria do presépio ? Onde estariam os reis magos ? O ouro , insendo e mirra ? Maria e José onde estariam ? E O menino Jesus ? Como seria o presépio da Crise ? Para esse contexto bastaria criar também o Happy Meal Crise , a barbie Desempregada , com todos os apetrechos subsídio de desemprego , com as casinhas centro de emprego , segurana social , eainda por cima os rapazes teriam jogos de estratégia ligados ao governo quem conseguisse despedir mais amigos recebia um bonús. E os animais que seriam ? Cães de loiça , daí que o melhor exemplo da nossa arte , seja a nossa querida Joana Vasconcelos ... que criou um candieiro à base de pensos higiénicos ? Será possível colocar pensos higiénicos nas partes íntimas da República ? Ou será possível a política estar doente ? Que receita é possível dar a esta Europa miserável ? Será que a Europa está numa crise natalícia pela falta de amor dos homens . Israel continua espera do Messias , um deus de esperança , forte... será que temos que olhar para os antigos como forma de desgrança ? Será que temos que abandonar os velhos valores para retomar as lembranças de orgulho e vontade do passado ? Ou será que temos que procurar as armas para lutar por aquilo que é nosso ? Ou será que devemos sonhar com um mundo de esperança criado por um senhor teórico ? Hoje estamos à porta do Instituto de Emprego e Formação Profissional e encontramos aqui os pastores , José o Carpinteiro, o marido de Maria , mãe de Jesus .
- Diga-nos senhor José, o que faz aqui ?
- Olhe , acabou mesmo ontem o subsídio de desemprego e vim aqui pedir um curso de carpintaria ...
- Mas o senhor não era carpinteiro ? Não sabia daquilo que fazia ? -perguntou o jornalista .
- Sabe que hoje em dia é tudo feito a partir do facebook , e eu estou a pensar escrever o Novo Testamento a partir do facebook . Sigam-nos por favor em www. Nascer Cristão . facebook . pt
- Obrigado , pelas suas palavras , José , o Carpinteiro . Boas festas e bom Natal .
- Bom Natal ? Tiram-nos tudo ,até a gruta do menino tiraram-nos , porque querem transformar aquilo num Centro Comercial Sagrada Família .
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home