fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

De que falamos quando falamos do Bairro Salgado ?

TEXTO



Há cerca de 100 anos atrás desenvolvia-se um novo tipo de arte em Portugal: A arte Nova . Este género de arte é muito pouco conhecido e até marginalizado entre nós , apesar de ter sido uma inovação para época . A arte nova sínonimo de burguês e modernidade trazia no seu contexto uma tradução francesa mas que se vinha desenvolvendo em todo o mundo . Entre nós caracterizou-se pelos típicos azulejos azuis de características nacionalistas e até continham retratos de familiares ou mesmo de raparigas em idade de casar . O exemplo disso é a casa que está ao pé da estçaõ dos Belos que nos mostra um rapariga de traços finos . Afinal de que falamos quando falamos de arte nova no Bairro Salgado ?

O Bairro Salgado é o exemplo de uma arte nobre , inovadora construída de raíz , separando a intelegencia sadina dos restantes grupos sociais ,detesntando cheiros , barulhos e misturas ... era afinal o grupo de empresários , pintores , escultores e cientistas que partilhavam das mesmas ideias . É por esta altura que se faz um bairro inovador , de pátio ajardinado , as habitações unifamilires , com todas as condições inovadoras para a época .A arte nova representada através de azulejos azuis com características nacionalistas , as famosas mulheres de busto ou no melhor dos exemplos a República .É um dos belos exemplos da arte nova que poderá perder a sua aura de brilho de outrora . Para saberem mais sobre este magnífico bairro aconselha-se um walkpaper no próximo sábado em Setúbal junto do Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal