fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Cordilheira ou a negação do romance ?

O que se pode dizer sobre Cordilheira? Em princípio poderá até ser confundido com um ensaio geográfico, mas a partir do momento em que começamos a ler este romance de Daniel Galera apercebemo-nos que o título nos engana. Este romance trata de uma personagem que vai à Argentina apresentar o seu último romance. Só que Adriana assim se chama a personagem não se identifica mais com ele. Durante este romance vemos um percurso de negação entre várias coisas a saber:
Adriana não aceita estar grávida, o suicídio de uma amiga sua e a sua relação com o seu namorado. A apresentação do seu romance na Argentina, todos os pormenores de quem conhece o meio editorial fazem também várias interrogações: haverá literatura que represente um país? Será a literatura egocêntrica? Ou um revelar de emoções para uma sessão de psicoterapia?
Depois quem quiser saber o resto deste romance poderá adquirir em qualquer livraria editado pela Editorial Caminho, 175 pp.

Daniel Galera tem 30 anos e este é o seu segundo romance a ser publicado entre nós, no ano passado foi publicado entre nós Mãos de Cavalo. Esperemos que através deste romance possam descobrir a beleza daquele que é considerado pela crítica o maior escritor da sua geração. Depois não se esqueçam de nos dizer se a viagem foi não foi boa.