fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

terça-feira, maio 09, 2006

Tertúlia com muita alma

Decorreu no passado dia 5 de Maio de 2006, pelas 21h 30m, a Tertúlia “As alminhas na religiosidade popular”, com a participação de Prof. Florentino Vicente Beirão, a pretexto do livro “Laços entre vivos e mortos: as benditas almas na religiosidade popular” (foto da iniciativa, do Arquivo Tertuliano), de que é autor, livro recentemente editado pela Câmara Municipal de Castelo Branco.
A iniciativa decorreu no Clube de Castelo Branco (Lg. de S. João, n.º 27), colectividade da cidade de Castelo Branco com 102 anos de idade.
A tertúlia decorreu entre amigos, num ambiente afável e com tertulianos atentos e participativos.
A iniciativa por nós organizada mais uma vez contou com o apoio do Clube de Castelo Branco.
Durante a tertúlia foi distribuido o n.º 3, de Maio, da TERTULIANDO - Fanzine da Casa Comum das Tertúlias.
Florentino Vicente Beirão nasceu em Alcains, em 1944.
Fez o Curso de Teologia no Seminário Maior de Portalegre, a Licenciatura de História na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e o Curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecção Pedagógica.
Pertence à Bolsa de Formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco e da Associação de Escolas dos Concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.
Participou em vários Conselhos Directivos nas escolas onde tem leccionado.
Colabora na imprensa regional: Ecos de Ponte de Sôr, Gazeta do Interior e Reconquista.
Florentino Beirão é autor de História de Alcains (2 volumes), uma edição da Alma Azul.
Florentino Beirão é professor de História, docente na Escola Secundária de Alcains, Agrupamento de Escolas José Sanches.
A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco, pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por uma Democracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelo desenvolvimento do nosso Interior.
Organização
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
E-mail:
luis.lourenco@portugalmail.pt
casa_comum_tertulias@portugalmail.pt
Blogs:
http://casacomumdastertulias.blospot.com/
http://cctertulias.blogs.sapo.pt
Sítio: http://casacomumdastertulias5out2001.planetaclix.pt