fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Apresentação do livro "Biblioteca para Todos", pelo Dr. António Regedor (Coord.), Seia

Tertúlia

Apresentação do livro
“Biblioteca para Todos”

Edição do "Centro de Formação das Escolas de Espinho"

pelo Dr. António Regedor (Coordenador)

(Professor na Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação
na Universidade Fernando Pessoa no Porto)

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos
Dr. Abranches Ferrão
Biblioteca Escolar
Seia

2 de Fevereiro de 2005
14h 30m

Objectivos desta iniciativa:
• Demonstrar a importância da biblioteca escolar no sucesso educativo;
• Promover a leitura nas suas várias variantes;
• Comprometer todos os elementos da comunidade educativa na defesa dumabiblioteca bem apetrechada, à luz do “Manifesto da Biblioteca EscolarIFLA/UNESCO”;
• Provar que uma “Biblioteca para Todos” não é uma utopia.
Decorrerá na Biblioteca Escolar da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr.Abranches Ferrão de Seia, no dia 2 de Fevereiro de 2005, pelas 14h 30m, a apresentação do livro “Biblioteca para Todos”, obra coordenada pelo Dr. AntónioRegedor.Este livro é o resultado duma reflexão realizada num Círculo de Estudosorganizada pelo Centro de Formação das Escolas de Espinho, iniciando aColecção “Águas Mil” daquele centro de formação.
«Começamos com um número sobre Bibliotecas, porque desde o início de funções daactual direcção do Centro de Formação das Escolas de Espinho, assumimos que aLeitura é um domínio que consideramos fundamental explorar e desenvolver, sejamquais forem as formas por que se apresente e os lugares onde se encontre.» Carminda F. Moura e Hermínia M. Lima (Nota do editor)
«As transformações necessárias nas escolas, para as dotar de bibliotecas comcondições físicas e humanas exigidas actualmente, são possíveis e nalguns casossem grandes custos. Para ilustrar esta afirmação apresentamos um projecto deadaptação a biblioteca de um espaço que, até ao momento, não tem tidoutilidade.» António Regedor (Introdução)
Alguns dos temas abordados no livro: “As Bibliotecas Escolares: Funções,Objectivos e sua importância no processo de ensino – aprendizagem”, “ASociedade da Informação e Conhecimento” e “Projecto de biblioteca para umaescola EB1”.O Dr. António José Borges Regedor, é Licenciado em Filosofia pela Universidadedo Porto, Pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade do Porto epossui o Diploma de Estudos Avançados - Suficiência Investigadora pelaUniversidade de Salamanca. Foi elemento do Programa PAB-PORTUGAL (Programa deAnálise de Bibliotecas) em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian eFundación Bertelsmann – Catalunha. Possui o Certificado de Formador peloConselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a área da Organizaçãode Bibliotecas Escolares, com o nº de registo CCPFC/RFO – 11108/00. Tem feitoformação a Professores e a técnicos de biblioteca. É Professor na Pós-graduaçãoem Ciências da Informação e da Documentação na Universidade Fernando Pessoa noPorto, onde lecciona: Indexação I, Indexação II e Análise e Avaliação deCentros de Documentação. Tem experiência de trabalho em Biblioteca,nomeadamente, foi Director e Bibliotecário da Biblioteca Municipal de Espinho.

Organização
Biblioteca Escolar/Prof. Luís Norberto Lourenço

P.S.
Mais informações, contactar:
Agrupamento de Escolas Abranches FerrãoEscola Básica dos 2º e 3º Ciclos
Dr. Abranches Ferrão – Seia
Tel. 238310680Fax. 238310684
E-mail: info@eb-23-dr-abranches-ferrao.rcts.pt
Conselho Executivo
Prof. Liliana Melo (Biblioteca Escolar)
Prof. Luís Norberto Lourenço (Tlm. 966417233)

Ver em:
http://cctertulias.blogs.sapo.pt
http://republicalaica.blogspot.com
http://ratodebiblioteca.blogspot.com/2005/01/biblioteca-para-todos-uma-excelente.html
http://www.dapp.min-edu.pt/rbe/