Contra el Fanatismo
Nota editorial:
Uma edição em língua portuguesa desta obra:
Contra o fanatismo / Amos Oz; trad. Henriques Tavares e Castro. – 1.ª ed. – Porto: Asa, 2007. – 95, [1] p. : 16 cm. – Tít. Orig. : How to Cure a Fanatic. ISBN: 978-972-1-5175-5
A versão portuguesa deste texto de Beatriz Mayor, por Luís Norberto Lourenço e Marina Salvador:
Uma obra onde o autor define em poucas páginas e de uma maneira muito particular o que para ele é o fanatismo, a partir da sua própria experiência como israelita liberto deste mal o fanático reabilitado (como ele refere) com a tenra idade de 12 anos mediante um processo doloroso, mas que lhe deu a autoridade para poder falar disto agora.
Aborda o seu conceito, a sua posição e uma teoria contra o fanatismo, mas não pretende apresentá-la como uma solução absoluta, porque estaria sendo um fanático. É a sua maneira de lutar contra este.
Explicita de uma maneira muito clara a natureza deste mal , revelando ao leitor as suas diferentes facetas, que poderá encontrar alguma escondida em si, sem mesmo ter consciência disso. Mas, calma, antes de mais, propõe a sua tese para libertar-se, através da literatura, da imaginação e do sentido de humor.
A sua escrita seduz-nos, prende-nos já que, duma maneira muito divertida, com muito sentido de humor, um tanto sarcástico, desenvolve o seu antídoto para lutar contra este tumor que cresce nos indivíduos, famílias, organizações e sociedades completas, que os impede de chegar a acordos em que cada pessoa assuma o compromisso necessário para neutralizar o conflito, seja ele qual for.
Etiquetas: Amos Oz. Contra el fanatismos, Ed. Siruela, Madrid 2007
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home