Quinzena cultural de homenagem a Aristides de Sousa Mendes
A iniciativa é da mais elementar justiça. Parabéns ao "Jornal do Fundão" e a todos os que apoiaram a iniciativa.
Quando alguns me perguntaram sobre o porquê da proposta da edificação de uma estátua, em homenagem a este grande homem ou a atribuição do seu nome duma Avenida em Castelo Branco...* eis que não só a autarquia de Castelo Branco, como Covilhã, Fundão e Belmonte apadrinham a iniciativa.
Porquê?
Estejam presentes na iniciativa organizada pelo "Jornal do Fundão", estudem este homem e talvez percebam!
Mais:
http://mvasm.sapo.pt
*Em Outubro de 1998, enviámos uma carta que teve como destinatários: Joaquim Morão, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Manuel João Vieira, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco e Clemente Mouro, enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
A 6 de Novembro de 1998 o semanário "Reconquista" publicava carta aberta da nossa autoria sobre o assunto.
Poucos dias depois levávamos à Assembleia Municipal de Castelo Branco, enquanto cidadão eleitor, no período aberto a questões e sugestões do público, a questão a debate... foi bem acolhida a nossa proposta. Passaram 10 anos! Não há fundos para a estátua? E o tal nome duma Avenida? Para tal haja vontade política. E agora?
Etiquetas: Aristides de Sousa Mendes, Homenagem
3 Comments:
At 11:29 da tarde, Paulo Pedroso said…
Apenas por mera curiosidade, gostaria de saber que razões motivaram a apresentação dessa proposta em Outubro de 1998.
Coloco esta questão apenas para saber se a proposta resultou de outros factos ocorridos Nessa altura ou se foi uma mera coincidência.
Obrigado!
At 2:10 da manhã, Luís Norberto Lourenço said…
Agradeço ao Sr. Paulo Pedroso o comentário e a pergunta.
O contexto foi o seguinte, vi uma reportagem na RTP sobre Aristides Sousa Mendes, visitei uma exposição sobre ASM na Biblioteca-Museu República e Resistência em Lisboa, tentei saber mais sobre ele, comprei um dos dois livros que o Rui Afinso publicou sobre ele, investiguei na Torre do Tombo, alguns artigos da revista "História" (Lisboa) também ajudaram. Resolvi então publicar um artigo na revista "Raia" (Castelo Branco) e fazer a proposta aos eleitos municipais, publicando uma carta-aberta tendo os mesmos como destinatários. Isto ainda como estudante universitário, já como professor de História, faço questão de levar os meus alunos a elaborar trabalhos sobre este Homem, este Português.
Espero ter respondido!
P.S.
A propósito, a que factos se referia?
At 12:35 da tarde, Isabel Victor said…
Vou passando ...
Muito bom.
iv
Enviar um comentário
<< Home