O cartaz dos Gatos Fedorentos: manifesto
A Casa Comum das Tertúlias é espaço de reflexão e intervenção: cultural, político e social fundado em 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco.
A Casa Comum das Tertúlias é um projecto cultural e cívico, apostado em promover o debate esclarecedor, democrático, abrangente nos temas, aberto a todos (especialistas ou não num determinado tema).
Alguns princípios por nós defendidos e de que não abrimos mão, em coerência com os quais apoiamos a mensagem presente no cartaz.
A democracia multipartidária, participativa e representativa, uma democracia não meramente política e também social e económica, a cidadania activa, a dinamização cultural, o combate à xenofobia e ao racismo, a República, o laicismo, a tolerância, a liberdade, a igualdade, a fraternidade e a solidariedade, o combate às assimetrias regionais, um internacionalismo solidário e um nacionalismo pela positiva, não xenófobo, nem egoísta.
O cartaz dos Gatos Fedorentos (Tiago Dores, Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela) enche-nos de orgulho enquanto Portugueses (certamente que os nossos tertulianos de outras nacionalidades também subscrevem isto).
Certamente que a Portugalidade se revê na atitude corajosa (por desafiar um partido de cadastrados neo-nazis), inteligente e humorística deste colectivo humorista que dá pelo nome de Gatos Fedorentos e não no cartaz que revela uma atitude ignorante, demagógica do PNR, partido nacionalista, racista, xenófobo, anti-semita, sexista e salazarista-fascista-nazi.
A família de um dos "Gatos" foi ameaçada por elementos da extrema-direita! Surpresa? Surpresa era terem percebido o cartaz!
Os Parabéns da Casa Comum das Tertúlias aos Gatos Fedorentos.
Luís Norberto Lourenço
(fundador e Coordenador da CCT)
P.S.
Subscrevam o que aqui escrevemos enviando para:
E-mail: gatofedorento@hotmail.com
1 Comments:
At 7:52 da tarde, Anónimo said…
concordo com o que foi escrito parabes aos gatos fedorentos parabens a casa comum das tertulias
Enviar um comentário
<< Home