fanzine Tertuliando (On-line)

Este "blog" é a versão "on-line" da fanzine "Tertuliando", publicada pela Casa Comum das Tertúlias. Aqui serão publicados: artigos de opinião, as conclusões/reflexões das nossas actividades: tertúlias, exposições, concertos, declamação de poesia, comunidades de leitores, cursos livres, apresentação de livros, de revistas, de fanzines... Fundador e Director: Luís Norberto Lourenço. Local: Castelo Branco. Desde 5 de Outubro de 2005. ISSN: 1646-7922 (versão impressa)

quinta-feira, janeiro 30, 2014

Algo de podre no reino da Bibliolândia

Há algum tempo atrás tive uma vontade enorme de ler um livro indicado por um amigo meu. Para meu espanto as livrarias da cidade não tinham essa obra.

 O que se passaria? O que levaria as livrarias a não terem o livro? Seria culpa sua? Procurei num hipermercado e o processo foi o mesmo. Não sabiam. Desconheciam-no por completo! Como seria possível? A culpa  seria da nossa cidade? Não. Atravessei a ponte fui a Lisboa e o processo repetiu-se.O que se passava? Culpa de quem? Nossa de todos nós, se nem em Setúbal nem na capital sabiam? Perderam-se os hábitos de leitura?
Certo é que todos os dias são editados vários livros. Muitos títulos até. Novos autores são apresentados.Mas, verdade também, é que nem todos chegam ao fim da corrida.As livrarias sadinas e afinal do país tornaram-se numa espécie de pronto-a-vestir. Há uma moda, um modelo, que se impõem e todos têm que vestir as mesmas coisas.Ou seja, passando para o plano dos escaparates livreiros, todos têm que ler os mesmos livros e os mesmos autores. Pouca escolha ou uma escolha condicionada? Regras do mercado dirão...
Longe vão os tempos em que as livrarias eram idênticas a uma costureira .Não havia pressas, as coisas eram feitas à nossa medida. Hoje há mais gente a ler, logo haverá mais escolhas, outros e diversos interesses. Nem todos lêem o mesmo!
Se queremos algo diferente do que a ditadura da moda livreira impõe há uma salva-vidas: aceder à Internet e encomendar o tal título raro.Como é que os historiadores da leitura e os sociólogos vão analisar este fenómeno?

Servirá este fenómeno de pretexto para uma história de ficção científica passada na Península de Setúbal onde uma "cúpula orientadora" a partir da Serra da Arrábida tomaria os comandos da leitura, isto é decidiria o que se devia ler e apenas ler, não editar, vigando-se assim das labaeratas que a consumiram anos atrás. Agora seria alguém por ela que comandando a nossa leitura, ditando uma moda, e assim condicionando o nosso pensamento, se vingaria desse infame evento?

Serão os restos mortais das folhas das árvores que comandarão uma vingança contra a população ávida de livros raros, quando se impõe a moda de romances históricos e passados secretos, quiçá nas entranhas das grutas da serra, onde se encontrarão as respostas para estas questões?

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Manifestos contra o medo na revista Morbo...



Hoje, quarta-feira, dia 29 de Janeiro de 2014, será apresentado o número 10 da "Revista Morbo", publicação editada pelas Ediciones Morbo, sendo que este n.º 10 é dedicado ao tema "El Horror estético, económico, político, social".
A Revista Morbo, conta com sede no estado mexicano de Campeche e tem como Director José Antonio Landa Rosas. 

Capa do número 10 da Revista Morbo...

Neste número 10, incluí-se um texto sobre o livro "Manifestos contra o medo: antologia de uma intervenção cívica", de Luís Norberto Lourenço, editado pela Casa Comum das Tertúlias, sendo o texto inserido na revista assinado por Beatriz Mayor Serrano, colaboradora deste blogue "Fanzine Tertuliando (On line)", autora do prefácio do caderno em espanhol "Manifestos contra o medo: antologia de uma intervenção cívica (Lecturas. Antología mínima)" e responsável pela apresentação do livro na FIL de Guadalajara de 2012.

A apresentação estará a cargo de: Miguel Ángel Avilés (Editor Adjunto da MORBO), Darío Carrillo, Ángel Ortuño, Beatriz Mayor Serano e Luis Noberto Lourenço. 

O evento decorrerá pelas 20 horas, na Sala Elías Nandino, no ex-Convento del Carmen (Av. Juaréz, n.º 638), em Guadalajara (Jalisco, México). 

Entrada livre.

Etiquetas: , , , , , , ,

domingo, janeiro 26, 2014

Co-adapção ou co-orientação ?

Quando todos se degladiavam  na terra  por causa dessas modernices, dos seres humanos por causa das modernices, no céu ou no inferno nós seres do além, também nos espantamos com essas idiotices... Muitos dos governantes que passavam pelos jardins do Olimpo tentavam falar com o grande Zeus, o senhor de todos os deuses. E nisto a irritante Hera ou Juno, a senhora do  casamento , agora  pintara o cabelo de madeixas brancas a imitar Cruella de Vile ou aquela personagem irritante da novela Pecado Mortal. Irritada por ver os rapazes com bébes a tiracolo, ou a princesa  Europa a fugir para  outro local com uma  rapariga, nesse caso Zeus, passou a fazer espectáculos de transformismo como a Vaca irritada gritava  pelo microfone do Olimpo:

- como  isto pode ser possível? Co-adopção? Ai Zeus ao que tu chegaste  a fazer com que esses pindéricos prefirem homens, ou mulheres a criar crianças... Um dia destes vamos ver as criancinhas pervertidas... tipo ...ai Zeus! Nem quero pensar. Vocês
 esquecem-se pois somos nós que lhes temos que cuidar   das coisas! Quando algisn dos homens ...ai Olimpo nem quero repertir ...Alguns deles  até se vestem de mulher, são  travestis!
-         Ai que  horror !Ao  que isto chegou, como se não bastasse eles até brigam com as mulheres por causa  das roupas, olha  os seios...

-         E tu fazes cá com cada figura?

-         Oh mãe , o que é que quer diizer drac  queen ? O Manel disse que o pai se veste de drac quuen !
Já sabemos que  o homem  não é dado a pensamentos espirituais ,nem se quer está para ali virado  a ler livros   de Paulo Coelho , mas a ler outras coisas mais científicas “como  engatar  uma virgem em três tempos”, “Piropos húmidos “.
Estava  à uns tempos  atrás no Fruto Proibido ,  com a minha amiga taberneira , quando assistimos  a uma cena de engate ou melhor  de goto !

-         Você é tão  bonito !
-         Que horror  !- dissemos nós as duas . Mais valia irem para o deserto  beber  coca –colas !
-         O ser humano  tem tudo nas mãos ... um  copo e uma garrafa de whisky !  Que mais  quer ?
De súbito , faltou a luz . Quando a  taberneira me avisou :
- Mau Maria !Já  cá me faltava  o João  de César   Monteiro  e as  suas fezes !Não te lembras de que ele ofereceu uma jantarada ..Algum tempo atrás ...estava  na casa  de  banho das  mulheres  para  levar os pelos púbicos  para a  sua gelataria ...
-         Como é que  se chama ? Gelado à  procura de gelada – Técnicas de acasalamento .
-         Ainda dizem que o mundo é perfeito , com tanta  ameaça no Vaticano .  Olha se o papa  aceitasse  o casamento entre homossexuais e lésbicas !
-         Isso é algo que não podemos aceitar !-disse Salazar

-         Eles ainda aceitam duas mulheres  a beijar-se  à  frente deles ... Mas eles a beijarem-se à frente das mulheres ?

Lilith   e  a taberneira  deram um beijo à  frente de Oliveira Salazar.
-         Então  Senhor Professor , o que vai beber hoje ?  Não quer assinar  este livrinho .
-         O que é , filha ? – pergunta o estadista.
-         Descanse  que não é o ”Além  com Salazar”, de Bernardete Comichão
-         É para  saber  se aceita o casamento  entre homossexuais e lésbicas .
-         Quê? Paixào Limónica ?
-         Sim , filha , dá-me um bacardi .Isto é tão chato como em Belém .Vocês ainda são piores que  a Mariazinha ...O que é são homossexuais e bichas ?
Nesse instante , Salazar desequilibrou-se . A cadeira partiu-se . Lilit  e a taberneira  olharam-se  com alegria :
-          Eu não  te disse  que ele  morria outra vez ? Até assinou ... Vê lá tu ... agora , podemos  enviar  isto para o arquivo  nacional  da Torre  do Tombo ...
Pouco depois , Salazar levantou-se com a cara  avermelhada , perguntando :
-         Quem  é  que vai assinar o quê ?
  Salazar agarra  no papel  , engole-o . Num acto de pura aflição , grita :

 -         Bom dia , camarada . Como tem passado ? Um vodka Estaline , por favor para engolir bem esta fufice  machona . Quem é que  ia achar ? Aquele  fulano do Cachimbo ia dar  pulos de alegria , para a igualdade dos direitos  deles e delas . Vão lá para as vossas terras , para  Amsterdão . Onde podem fazer essas coisas .. .Essas  coisas que são contrárias  a lei natural do Universo ! O Espírito de  Deus repousa sobre mim ...

 Inana chegou ao bar enviando beijinhos e abraços , ou não fosse ela  a deusa do amor e da guerra , porque quando queria  armar confusão, virando-se para Salazar enviou-lhe um olhar de luxúria .
-         Põe tua mão , na mão do teu Senhor da Galileia !Que acalma o mar...
Inana  tocava-o , apalpava-o . Salazar  envergonhado dizia  :
-         Ai filha , não faças isso !

-       Querido, queres fazer  amor comigo ? É   à confiança !

Ao que este rezava baixinho para Deus , cantando Frei Hermano da Câmara.
-         Pai , perdoai-lhes , porque  elas não sabem o que fazem !
Sorria excitado com as ternuras que a deusa  lhe fazia .
De súbito , ouve-se uma voz :
-         Salazar, quem te mandou  cortar com os votos de castidade? Porco , nojento  ! És um ímpio . Indigno  de entrares na casa do Senhor .
Cerejeira junto de  Deus , disse-lhe :
-         salazar , és uma vergonha  ! Envergonhaste  o sacerdócio ! Casto, mas digno !
-         Mas não posso dar nem um esticão na corda ?
-         Onde é que ela está ?- perguntou Cerejeira .

Devias ter vergonha . Os homens santos não se  deitam com as rameiras
-         Querido, venho-te pedir o divórcio ! Depois de ter  convivido todos aqueles anos em férias...
-  Não me manadaste uma coroa de flores do teu funeral . Sempre que bebo Dão , lembro-me de quando estivemos entre as Caves o Vinho do Porto ... Demos aquele beijo terno e marquei-te o  encontro com Pétain ...
As duas mulheres sorriam com o insólito  da situação , de um lado o exército do bem que o condenava , e do outro a Deusa do  Amor e da Guerra , ria-se subtilmente .
-         Portugal  é mesmo dado a escândalos , chama lá  aquela enfermeira , escritora de policiais  que  o irrita sempre e que o chama de criancinha mimada . ..
-         Salazar , escolhe o quê ? Times ou RTL ?
-         Pode ser os dois é sempre bom estar dos dois lados , não vá o Franco tecê-las  ...

De súbito, Salazar olhava para outros aspectos mais intelectuais da Deusa, estava  interessado na administração do colégio sacerdotal De Inana, quem eram as proprietárias, quem movia os bens das sacerdotisas e como eram distinguidas hierarquicamente . Era uma tese de doutoramento em  Assiriologia, a orientação era feita pelo Professor José Nunes carreira, António Ramos dos santos ou Emanuel Bouzon? Mas para ser um destes dois teria que ser na Babilónia recente, num período quase  final do império assírio  entre  Dario, após a  entrada de Alexandre o Grande .
- O Emanuel Bouzon, está cá, vou já chamá-lo, senhor professor. Já que nesas coisas de hierarquias economicistas e historiadores de economia é sempre melhor juntá-los ,pode ser que os dois se juntem e dêem para aqui... olha... deixa lá... vou também chamar aquele historiador do ISCTE, o César de Oliveira, que fez trabalhos  sobre  as greves, e agora que está na moda estudar isso tudo... há e para compor o ramalhete, chama também a Maria Agusta Alves Barbosa , a primeira musicóloga  a fazer doutoramento, essa sim, essa é que se ia  dar com o Bouzon , ela sabia de tudo desses países, podia fazer um estudo comparativo entre a Porta de Berlim e a economia regente mais a banda sonora Vertigo  de Alfred...  E nesse momento surge um homem careca , mais ou menos corpolento que diz : Boa  noite , senhoras e senhoras, esta é a voz e a história  que  vos queremos contar segue dentro de momentos não percam os anúncios comerciais .
-

terça-feira, janeiro 21, 2014

O Contrato de casamento

Pensem agora  nos antiquários sem escrúpulos  que procuram a queda das grandes  famílias para se apropriarem  dos seus bens.  É como ter a tipografia aberta para lerem  os jornais antes de saírem  para venda. Poupasse no dinheiro e está –se sempre à  frente dos outros. Isto é que serviço público!
-         É como ires a uma loja de  conveniência sem pagar  o jornal...
-         Parece-me brilhante ! Quando é que o antiquário cai?
- Quem, o ladrão? Não, o Demónio fixasse aí a partir do momento em que a vítima destrói o contracto com a sua vítima... Isto jamais será teu  se prostrado  me venderes!
Então a vítima vira-se para o Demónio e pergunta-lhe:
 -         Acha vossa majestade  fidelíssima que necessita de rodapé?
-         Não necessito minha linda, quanto mais de notas! Não é você que deve de tentar os outros?  Mas sim eu mesma!
-         O quê? Virou? Então não é o que dizem os folhetos da igreja católica? Que todas aquelas árvores de Natal fazem parte do Demónio?
Lilit largou-se a rir:
-         Coitados, aqueles não têm  metade dos grelos de uma mulher! Quem é que vai querer andar com aquela mistura  de gente, o José castelo Branco?
-         Tu também  estás  sempre num pedestal, Lilit... se cais é uma tragédia!
-         Eu cá vou continuar de barriga ao léu... pode ser que  se lembrem de inventar um novo doce... em vez de chamar barrigas de freira, pode ser que se chame barrigas de cegonha...
-         Ou de puta !
-         Achamos  então que certas visões são  anunciadoras   das grandes verdades , as verdadeiras linguagens  proféticas ...Como dizia  Ludwig Wignstein” Os limites  da minha linguagem   significa os limites  do meu mundo”. Ah, como  somos um país de elites ...sempre à procura de provas públicas ...Até podias escrever uma... Como enganar  o Zé Povinho através do Conde de Abranhos ao Alexandrino Estrela d’Alva!
O demónio soltou uma gargalhada.
-    Compreendi que a época contemporânea  é demasiado  quente  para si, pobre  e simples  diabo que come o pão que ele  próprio amassa ...
-   Como é que Deus  pode conceber criaturas demasiado cruéis? Não entendeu ? É que  Deus  com a fluência de seitas  tinha  de ir buscar restos de esperma  que estavam guardados  num reservatório do Vaticano...
- Hum! Como é grande  a maldade dos homens   entre a Terra !Vou tentar  destruir  as classes sociais...
-         Não é necessário, disse Lilit com  um sorriso maldoso nos lábios, Já existe o Brasil e existe filme e livre com o nome de Cidade de Deus.
-         Ah! Ah! Santo Agostinho que te  passaram a terra !- riu o Demónio.
Pai Nosso, não queiras  isso! Olha que ainda crias um problema muito maior do que aquele que já tens!
-         Pois é – diz Salazar. Estou  aqui  desde os princípios dos anos setenta à espera  de uma grande oportunidade... ainda não viram o mal que fizeram!?
-         Como?- perguntou a Virgem.
-         Deixaram-me  a encubar!
-         Não acredito, disse  a Virgem farta daquela conversa.
-         Tu vais  dar à luz um rapaz que se irá chamar Durão...
Sim , tu Maria de Belém...
Não é necessário  disparatar sobre  estes  discursos sobre a Ordem e o Progresso, para compreendermos como o rei vai  nu... Afinal, os alfaiates não passam de simples  farsantes. Por isso, a nossa memória já não é mesma quando nos surge Mosquino numa passagem de modelos de óculos de sol a gritar:
-         Tenha a bondade  de me auxiliar!
 Que Isabel Drumond Braga lhe telefone para reescrever a História da  Etiqueta em Portugal no jetset Português no final do século XX entre a Corte de Carlos V e a sociedade portuguesa cor de rosa nos anais portugueses na Torre  do Tombo... Ao que soubemos em primeira mão que o Pai Natal foi assaltado pelos bolcheviques...
Mas isso não parece um filme do David Linch?
Não , quero telefonar  para aquela territa onde a personagem era morta no início  e ninguém sabia  de nada , pois eu digo-vos o que levou  a desaparecer a pequena ...Então ?Foi para   Helsínquia fazer  um estudo  de Assiriologia, com o suave título : Quem  matou Senaqueribe ? Mas a rapariga não se especializou em história  de Arte  com  aquele  que estava  metido na briga dos Painéis ?
-O Vitor  Serrão ?-perguntou o Demónio .
- Sim !Sim ! Esse mesmo  e um outro de Louvaina  a Nova: Iqare  varrdevine , Entre o Leite   materno  e o Leite   Paterno – Influências  entre as Virgens do Leite  dos  quadros Luso Flamengas às imagens das Caldas da Rainha ?
-         Afinal é  Assiriologia  ou História de  Arte ? –perguntou Vírginia Rau de quico nas mãos,  perguntou :
Não viram  o meu boule em forma  de quico ? Ah , frei  ! Apanhei-o !Foi você que me  comeu a bola de  Berlim !
Lilit e  o Demónio  olharam-se:
-         Bem , isto aqui está  a ser mais  concorrido  que  as festas  da Caras  !
-         Então , não o tem o quico   nas  mãos ?
-         Ah , pois é está bem visto , estava a ver se ainda sabem apanhar os pecadores  !
O Demónio  e Lilit continuaram a  conversa venenosa , entre  sorrisos maliciosos e piadas negras . A Virgem veio buscar a Senhora Reitora , depois de uma longa espera ...Isto é mesmo um inferno ,agora que inventaram  as senhas nas salas de espera das urgência  dos hospitais , nos correios , nas lojas de frangos , e aqui no Inferno ...
Os Mortais  é que  Têm a culpa ... não se querem ver livres dos mortos nem por nada deste  mundo ! A Virgem que ouvira a conversa dos dois , afinal também era mulher , num tom  de mexeriquice  perguntou :
-         Afinal ela fez o Doutoramento em quê? História de  Arte ou Assiriologia ? Assim , alguém  contaria  o meu percurso  teológico  desde  o fim das deusas mães às sacerdotisas ...
-         Oh, mãe   de  Deus  , não estarás a pedir demais ? Nem fazes parte  do nosso grupo de amigos . Salazar concordou  com o grupo   demoníaco :
-         Devemos  ser humildes  e tu já estás a querer pôr as manguinhas  de fora ... Lembra-te porque  eu instaurei  o teu culto !
-         Para teres o apoio da Igreja , assim já queres fazer o mesmo que os Evangélicos !Pobre e  Mal Agradecido !
-         Pobrezinho,   mas feliz ! – disse Salazar muito ofendido .
-         Não , isso não é muito católico , Deus meu filho , não permitas  uma coisa destas  !
O Demónio  e a mulher  riam-se com aquele  quadro de humor . A Virgem julgava Salazar  o seu filhinho nas palhas deitado , palhas chorando.O que não falta fazer neste mundinho regional ? Elogiar  a mentira ?
-         Oh, Oh , sim , porque é dela  que o mundo vende a sua imagem , enquanto se esconde  em exemplar de etiquetas  e boas  maneiras , para que os outros não tenham acesso aos seus códigos secretos da sua confraria .Bastará terminar este brilhante  discurso concluindo que o mundo continuará sempre a girar.Daqui por cinquenta anos teremos académicos brilhantes como o Joaquim Veríssimo Serrão  e os outros os justos sérios ...bem como eu que ainda o sou , professor Doutor , pois muito bem  vim de Coimbra !Acho que estou perante Deus , tirei as sandálias  e ajoelho-me diante Dele . Não reconheces ?
-         Então e os  profetas  que envias-te  a dizer que virias ao  mundo ? Sacrificar-me por Portugal ?
 -        Bastará apenas fazer o sinal da cruz !
-         Ao contrário !
-         Então ?
-         Eu sou o Demónio !
 -        Custa-me  acreditar que já não trago contractos dentro da pasta , mas exijo obediência , mas não admito jogos duplos !Eu sou   o amigo sincero! Afinal , a razão tem razões  que a razão desconhece . Se a conhecesse jamais a revelaria porque , omune vivum  ex ovo.
Ainal  posso afirmar que uma mosca  tentar através de uma sessào espírita ao pé de  um exemplar de um génio alado  representando uma águia  dizendo-lhe :
-         Sic transmit gloria mundi !
-         Porque não escreves em acádico  ?
-         Não posso  dizer nem  escrever , isso é o mesmo que ser uma prova de doutoramento , citar Virgílio Ferreira (Pensar )  “Mudar de língua já é mudar de pensamento  ou da tonalidade   desse pensar “ depois  falar-se-ia na necessidade  de traduzir nos textos para português ...Num futuro muito distante  existirão  outras edubas  em que nos centros de estudos as pessoas tentarão  descobrir aquilo que tivemos  aqui a falar , para isso  os portugueses terão que ir lá para  fora primeiro à procura dos outros  depois,  depois deles mesmos ...
A mosca fica surpresa :
-       Eu que  meto o bedelho em  tudo !
-         Tu mosca ? Tu não  és problema , tu és uma grande chata. Ninguém te quer representada nesta imagem , porque não poderás provar nada .
-         Provarei aquilo  que tu queres  provar neste  baixo relevo
-         Quero dar  o Quê ? Não  é com vinagre  que se apanham as moscas ! Não como vocês  fazem ó assírios ! Argumentum  baculinum ! Que horror  ! Pareces aquelas  teses publicadas  na Colibri !Aquelas de  cultura clássica , onde  os canditados se pavoneiam em citar latim e traduzir aquilo que escreveram em notas para  um público ignorante  que pergunta “Isto é o  quê ? “”Então , isto é isto !
- Como dirá Corneille  “As vitórias   fáceis não dão glória ao vencedor! Meu caro , a censura poupa os corvos , mas persegue as pombas  !
O Génio riu-se :
-         Ah , minha  cara  mosca , finis  coronat  opus  ,  homo  homini  lupus .
-         Bem , disse a mosca . Homi  soit   qui mal y pense !
-         Hic et  nunc , diz o génio . Mosca ,queres casar comigo ?
Ao que  a mosca responde :
-         Porque  não ? Os fins justificam os meios !

Quem matou Senaqueribe ?

-     Olá – disse  Lilith .
-  Laura  Palmer  ?-disse ela com um sorriso enorme de felicidade . Ah , quanto  tempo .
-       A própria !
-       O que é  que estás   aqui a fazer  ?
-       Vim  encontrar-me  com David   Linch .
-       Mas tu foste criada  por ele !-disse  Lilith .
-       O discípulo supera o mestre .
-        Por onde andas-te  ? –perguntaram-lhe  as outras  que a rodeavam com um misto de satisfação  e inveja .
-   Bem , fiz  mestrado  e doutoramento  em Assiriologia ,  sob  a orientação  do Professor Doutor Simo Parpola.
-       Que é isto ? –perguntava David Linch do outro lado  da linha .
-      Estou David ? Sou a Laura  . Não gostas dos génios alados  presentes   no  crime ?
-      Tem anões ? Tem coisas estranhas  ? –perguntou  David Linch .
-     A chamada caiu ! O cabrão desligou-me o telefone na cara. Ë  preciso ter mesmo lata .  Uma brisa paira  no ar , algo surgia naquele momento , talvez o  ba egípcio saindo do corpo do ser humano , ou algo muito mais antigo . Como de noite todos os gatos  são pardos , vêem-nos através dos seus olhos . Tornam-se faróis , perigosas lareiras acesas , incendiários queimando todos os nossos Faranheits  451 . Decoramos as nossas  vidas em etiquetas  para  que os outros jamais  nos esqueçam . temos papéis para  tudo . Papelada   para tudo ... IRS , ingressos para inscrições para  trabalhos temporários  , provas de selecção , tudo e mais o que não se imagina possível nesta terra  do raio que nos parta . Tudo isso  para quê ? Ninguém se lembra de nós  quando estamos  metidos  em lápides . Existe  na arte qualquer coisa  de estranho , e em cada  cabeça  uma foram de a contemplar .  Foi o que fiz primeiro em  Lisboa , todos  me achavam um ponto . Até que  um dia assisti a uma conferência  no Instituto Oriental sobre  os Profetas de  Israel ,  sua  função  social ,  e do episódio  sobre  os ratados  de aliança (adê )  e que  os aspectos espirituais  que procuramos hoje , já os assírios procuravam  um sentido da vida , a recusa da mortalidade , a descoberta  do amor , escreveram-se os mais  belos  versos da humanidade . Registamos  as coisas nas placas  de argila, contamos  cereais , mas procuravamos aos mesmo  tempo um espaço  para comunicarmos  com o divino , daí o sentido da fertilidade  terrestre .  Especialmente  sempre gostei  dos  Assírios e   dos  Hititas , na figura de hatusilis III , o código de leis mais avançado para o seu tempo .  Os relatos mitológicos de ausência evocam particularmente  uma espécie de decifração , quase  como se fossemos detectives . Há  por exemplo  o romance  Um assassino literário . O mesmo de Um assassínio  num sábado  de manhã ?
A investigação  científica não é mais  do que um longo caso policial  por resolver , longas hipóteses , tentativas  de várias abordagens  que se envolveram os autores que  estudaram esse assunto. Todos sabemos que temos um dom . O David deu-me um . Ser protagonista  de uma série policial americana , mas muito mais  do que isso foi ter descoberto  um sentido para a vida .  Daí que o trabalho de historiador é idêntico, ao do  policia, do padre , tem que  se  ter dom . Dom não se aprende . Tem-se . Tem que se procurar. Descer aos infernos . Ir ao lugar mais miserável para se saber de onde se vai e para onde se quer seguir . É o que os contos infantis nos dizem , os provérbios populares , dizem-nos os livros bíblicos ,  especialmente  no Antigo Testamento , Salomão  é um dos meus favoritos , a sua poesia , os seus ensinamentos  fizeram-me ver a  dimensão  de um outro universo . Por vezes conseguimos encontrar essa mesma  visão nas pessoas mais simples e que pensamos  que têm menos  cultura   e que  nos conseguem surpreender ,mas também nos fazem deliciar  com as birras , especialmente porque têm mais doenças que  as suas vizinhas . Pouco tempo  depois um rapaz de cabelo eriçado , Lilith e  a taberneira observavam a situação  com um veneno apurado prestes a deitar no copo , ele cortou-lhes as asas antes delas   se transformarem em animais  domésticos prestes a marcar  território .
- Olá , eu sou o Mat , porque todos me chamam Matemático .  Estou a estudar a  símbolos e os números na decifração da     árvore da vida .
 -Mat , meu querido , gritou Laura  num tom que quase se insinuaria  uma cena de engate .
-     Meu deus ela estará aluada ? Os  livros deram-lhe  volta à cabeça .  Para vocês falar a verdade  foi sempre um trauma .  Sempre preferi as questões às  respostas . de que é que estavam a falar ?
- Todas se começaram a rir . Apenas responderam em coro :
- Nada   , coisas   de mulher ! O que é existe dentro  da mala de Laura Palmer ?
-       Estava a falar da minha área de especialização .- respondeu  Laura .
-       E... dizias que ...
-       O meu marido é numerólogo ...
-     Coisa fina...  essa a do ólogo , tudo agora leva essa coisa importante . No nosso tempo eram , ou estudavam , ou eram sacerdotes ou rei , ou outras coisas do exército ou matar dava muito prestígio , dizia a taberneira. Quando um desses brutamontes me entrava pela taberna a  dentro , grunhiam  logo :“Que é que  queres ? “, perguntavam a eles a cheirar a suor e a cavalo . Pensando bem hoje em dia fazer mal tem as suas compensações , porque  no fim o  criminoso volta  sempre ao local do crime .Mas nem sequer são presos até são convertidos em heróis ! Mas nem sempre eles  foram educados da devida maneira ... É  verdade  que hoje até a Branca  de Neve mataria a sua madrasta  com uma G 3 . Os tempos  são  outros , meus  caros , quando nos dizem  : Atenção  ... Escola Perto ..mais poderiam dizer ...  Atenção , monstros à solta , no caso de se ir estagiar para a escola S+ M do  Monte da Caparica ..As escolas de hoje são na verdade verdadeiras  fábricas de cromos  da bola, mas que sugestivas  que elas são . Quando  chega aquela quadra deprimente , O Natal  só dá vontade de cantar “É  Natal , É natal saudações e cadeia .  Perguntam-me as  horas e sabem qual é vontade de lhes dizer ? Comprem um supositório Telecel , se a sua filha se quiser vestir vista-a como uma  múmia , para  aqueles fedelhos  fiquem presos  aos pais . Mande-as então  para o Vale das Rainhas, preparar-se-ia para ver teses  de mestrado em Pré –Clássicas  em Egiptologia “A Passagem de  modelos  no Vale das Rainhas  durante  o intervalo dos cultos de fertilidade“.
- O que é lhe deram ? Ela costumava ser tão atinada  !-perguntou Inana  surpreendida .
-   Muito obrigado . Os amigos são para as ocasiões ! Lembre-se que quando  se vê um cão a ladrar...
-   Chegou o dono ,isso não é impulse , é reflexo condicionado é porque o animal  quer  um carro . Os mortais  Não podem passar sem  a merda do carro ! Vão de carro para todo o lado ... Um dia até vão com ele para a cama !
-  Mas quem manda calar esta mulher  ? Porra como dizem os espanhóis um churillo   de disparates.
-   O Alberto  Bernabé escreveu um livro que fala  da tradução  de Gilgamesh em Hattusa  .Carlos  Sobral  Casanova fez uma tradução  sobre  a  história do reizinnho que à semelhança de  Gilgamesh  teve outros moldes  sobre a noção do pecado
-     Basta  !Tu estás mal ! O que é se passa com vocês  que se armam  em especialistas das pré-clássicas Têm a mania que são catedráticos e que  estão num intervalo  de conferências que se pavoneiam  com os vossos temas de interesses.
 Foi a vez de    Laura  Palmer continuar a sua  conversa :
-       Como eu estava a falar ... A mudança  do dia  teve sempre alterações à meia noite . Nunca se soube porquê . Talvez assim se expliquem as lendas entre o bem e o mal  das antigas civilizações.
-       Porra , mais uma que tem a mania  de que é  historiadora - disse a taberneira .
Lilith olhou-a perplexa ,  comentando :
- Devias ter vergonha ! O que tu gostas é de te  exibires ,   foste estrela de uma  epopeia pelos conselhos que  deste a um  homem quando ele teve algumas dúvidas . O que se passa contigo ? Querem dar-nos o quê ? Lições de  Assiriologia ?
 -      Sim , quem é que me chamou  ?
-       Quem é você ? –perguntou a taberneira.
-  Coronel Valdez dos santos , um criado às suas ordens. Escrevi as Lições de Gramática Assíria .
-      Quem é aquela ? –perguntou   o militar.
-     Uma morta qualquer  com a mania  de que é  historiadora .
-    Ah , tenho uma  familiar minha que é mestranda em História  Pré – Clássica  e tem um artigo publicado na revista de História das Religiões  da Universidade  Lusófona .
- -   Porra  que só me aparecem só   duques...Laura  continuava a sua palestra  sobre  mitos .
-      Se é de noite que os mortos procuram os vivos e eles se assustam conosco, de dia é o  contrário !
-   Laura, já acabas-te ?Parece que teres sido aluna do Simo Parpola  não foi lá muito boa ideia .
-      Eh ,pá ! Esta gaja  deve ter apanhado um choque eléctrico !
 A taberneira decidiu  levar um envelope  dirigido a Laura  pedindo-lhe que se calasse .
-  Porra , taberneira – gritou Laura . pensava que fosses o supra –sumo  da sabedoria. Desde que li o Gilgamesh  e te vi  pensei  em escrever uma biografia sobre  ti.
-      Vai lá vai , reflectiu  a taberneira. Até a barraca abana.
Naquele instante surgia  David Linch confuso . Numa das mãos trazia  a tese de doutoramento de  Laura Palmer .
-       Não percebi  uma coisa  Laura , afinal  quem matou Senaqueribe ?